O MacGuffin: É mau ou bom sinal?

quarta-feira, novembro 28, 2012

É mau ou bom sinal?

Miguel Esteves Cardoso, Público 28/11/2012

É mau sinal 
"É mau sinal quando o Presidente da República diz que os "portugueses esqueceram o mar, a agricultura e a indústria". Por essa ordem: primeiro o mar (onde não se semeia, basta apanhar o peixe), depois a agricultura e, finalmente, porque precisa de dinheiro que não há, a indústria. 
O PÚBLICO, através de Maria Lopes, salientou, do que disse Cavaco no dia 21: "A nossa geografia, os nossos recursos naturais e o mar são, indubitavelmente, uma dessas opções". Significado: já não há dinheiro. Não se fiem na conversa dos serviços e da tecnologia. Agora e na nossa hora do desespero valem a sardinha, a batata e, caso ainda haja alguns patacos, a exportação dalguns tecidos e sapatos. 
Resumo: estamos resumidos ao que Deus nos deu. Sol, oliveiras, carapaus e vinhas. É obsceno - mas de uma monumental honestidade - culpar os portugueses de se terem esquecido das pescas, da agricultura e das fábricas que tanto forneciam o mercado interno como exportavam. 
Foi Cavaco, embalado pelas miragens europeias, que levou a esse esquecimento. Foram os transigentes nas pescas e na agricultura, a troco de euros, que pagaram aos pescadores e aos lavradores para não pescarem nem lavrarem. Quando o economista doutorado em York nos incita a virarmo-nos para os nossos recursos naturais, é razão para nos preocuparmos. 
Portugal está a ser devolvido à geografia, ao clima e ao povo. Estamos a ser devolvidos pré-historicamente à nossa sorte. Perdida. Perdemos o nosso futuro."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.