O MacGuffin: Uns JO de crítica

sexta-feira, agosto 10, 2012

Uns JO de crítica

Ferreira Fernandes, Diário de Notícias 10/08/2012

Vai uns JO de crítica?

"Eu nunca falaria de cima aos atletas portugueses em Londres. E nunca me permitiria tom jocoso e insultuoso com quem, tendo dado tudo de si, encontrou três, quatro, vinte melhores. Dou o exemplo de Ana Dulce Félix, a pior classificada das nossas na maratona de Londres (21.ª). Com o que ela fez, só posso ficar derreado de admiração. Porquê? Porque sei fazer contas. Ela nem precisa de ir buscar outros feitos (é campeã europeia dos 10 mil metros), nem precisa de me lançar reptos despropositados com comparações diretas (na maratona dava-me 38 km de avanço e ganhava ela), bastava-lhe dizer-me aquilo que um dia Mourinho disse a um jornalista que o picava sobre o facto de ele, Mourinho, ter chegado a Espanha como tradutor e agora estar ali como treinador do Real Madrid. Respondeu-lhe o picado: "É, subi muito. E você, continua jornalista?" Quero eu dizer: a Ana Dulce Félix, entre as melhores maratonistas do mundo, chegou a 21.ª; e eu? O que eu sei, porque pratico muito o desporto de ler jornais, é que nenhum colunista português, tirando Miguel Esteves Cardoso e, no registo humorístico, o caso cada vez mais sério de Ricardo Araújo Pereira, ficaria nos primeiros 21 lugares de uns JO da UCLLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) na modalidade de crónica. Aos meus colegas que têm menosprezado os atletas portugueses de Londres mando-lhes, se quiserem, uma lista de 25 colunistas brasileiros melhores que eles."

1 Comentários:

Blogger margarida disse...

Ora bem, é tudo uma questão de opinião, não é?
Por exemplo, os Nobel. Quantos escritores, para cada um de nós, mereceriam a 'distinção', em detrimento de tantos outros que já a receberam?
O curioso é que compreendo aqueles que criticam acidamente, como os que defendem com compreensão ternurenta.
Importante mesmo é que escrevam bem, como sucede.
A medalha de ouro já a atribuí há muito.
Uma questão de opinião, como disse.

4:22 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.