O MacGuffin: É um luxo que o riso bem merece

quarta-feira, agosto 08, 2012

É um luxo que o riso bem merece

Miguel Esteves Cardoso, Público 08/08/2012

Rir é lindo

"É já amanhã o terceiro episódio da nova série de Jerry Seinfeld, Comedians in Cars Getting Coffee (CiCGC). Os dois primeiros, com Ricky Gervais e Larry David, são divertidíssimos. Para vê-los basta ir ao comediansincarsgettingcoffee.com. O título descreve com exactidão o que acontece. Sem guiões ou preparação, dois comediantes dizem disparates e desmancham-se a rir. Larry David felicita Seinfeld: "Finalmente conseguiste fazer o teu show acerca de nada."

Mas claro que não é acerca de nada. O formato é tão rudimentar que só um grande comediante consegue aproveitá-lo para fazer rir e rir-se também. É esse o tema de CiCGC: o quanto os comediantes gostam de se rir.

Gostam muito mais do que fazer rir. Gervais, de longe o menos talentoso, observa que se está nas tintas se as pessoas se estão a rir dele ou com ele - desde que estejam a rir-se, ele fez o trabalho que tinha para fazer.

A preguiça do comediante é logo abordada por Seinfeld e Larry David: a preguiça de ter de trabalhar para fazer rir. É essa a beleza de CiCGC: Seinfeld e os comediantes que convida riem-se uns dos outros quase sem esforço, só por serem todos tão engraçados.

Se Seinfeld tinha um guião clássico e Curb Your Enthusiasm tem alguma improvisação, à volta de assuntos previamente escolhidos, CiCGC é só improvisação. Devem filmar duas horas de conversa e tirar os dez ou onze minutos mais engraçados - ou, mais provavelmente, em que mais se riem.

É um luxo que o riso bem merece."

1 Comentários:

Anonymous Susana disse...

Bom dia Carlo,

Gostei imenso e ri-me mais ainda.

Parabéns pelo artigo e pelo blog.

11:34 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.