O MacGuffin: É lindo

sábado, fevereiro 04, 2012

É lindo

Miguel Esteves Cardoso no Público de 03/02/2012
Então até já 
"Acendemos o televisor e, pela primeira vez, a programação é agradável. Silente, branco no preto, com bom gosto e dignidade, aparece uma notícia feliz: "As emissões de televisão analógica deste emissor/retransmissor cessaram em 1 de Fevereiro de 2012". Que alívio. Que paz. Até que enfim que há uma coisa de jeito na televisão portuguesa. Aquele protuberante emissor de Monsanto finalmente calou-se. Como o papagaio de John Cleese, esticou o pernil, deixou de emitir, finou-se.

O PÚBLICO de anteontem falou em dois milhões de beneficiários do apagão. Enternece que a RTP, a SIC e a TVI estejam dispostos a continuar a fornecer-nos "televisão de forma gratuita". É bonito, sim senhores. A tabuleta esclarece, em maiúsculas, numa fonte elegantíssima: "PODE CONTINUAR A RECEBER TELEVISÃO DE FORMA GRATUITA, ATRAVÉS DE TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE." 
Tanto há para gostar nestas palavras. A sugestão de que se "pode" continuar a ver televisão à borla, embora não se deva. A vírgula a seguir a "gratuita", como quem tosse a meio da frase, envergonhado. E o "através de", em vez de "através da", dá-lhe um sotaque pan-europeu, bem-vindo na nossa aflição. 
Abre parágrafo: "PRECISA APENAS DO EQUIPAMENTO APROPRIADO." Que generosidade. Que singeleza. Que candura há nesta fé que correremos às lojas para comprarmos o "equipamento apropriado". Apertam-se-nos os corações, através de televisão digital terrestre, precisando apenas do equipamento apropriado. É lindo."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.