O MacGuffin: Para me «credibilizar»

sexta-feira, maio 06, 2005

Para me «credibilizar»

A propósito do segundo aniversário do Abrupto, o Público de hoje publica uma reportagem, de Patrícia Vieira Ferreira, sobre o fenómeno da blogosfera, mais concretamente no que respeita ao “impacto dos blogues no debate político”.

Fui dos contemplados com um pequeno questionário, a que respondi pronta e solicitamente. Dedicaram-me 11 linhas. Agradeço, penhorado.

Sobre a reportagem, duas pequenas notas:

1.ª) Escreve Patrícia Vieira Ferreira que ”Carlos Carapinha, que assina ‘MacGuffin’ no Contra a Corrente, receia que a «influência seja relativa, para não dizer marginal»”. Ora, eu nunca afirmei que «receava» alguma coisa. Sobre esta matéria não receio absolutamente nada. Constato, apenas. Nada mais.

2.ª) Na reportagem são publicadas, e destacadas, duas citações sobre a questão do anonimato. Uma de Pacheco Pereira:

”Sou muito crítico em relação ao blogues cujos autores não se identificam. Nenhuma coisa que lá se diz me merece credibilidade”

Outra de Daniel Oliveira:

”Eu não dou muito valor [aos bloggers não identificados]; é uma situação de desigualdade.”

Patrícia Vieira Ferreira colocou-me essa questão. Lamento que não tenha publicado a minha resposta (certamente por falta de «espaço»). Foi esta a resposta:

“É uma velha questão. Em primeiro lugar, os Weblogs, ou blogues, não são equiparáveis com os tradicionais meios de comunicação social. Os critérios são outros. A sua lógica, estilo ou estatuto é bem mais informal, livre e espontâneo. Há liberdade na blogosfera para usar o anonimato. Como já referi, na sua maioria os blogues são geridos por anónimos e/ou desconhecidos. Os primeiros, por questões de conveniência, estilo ou mero acaso, assinam recorrendo a 'nicknames'. Não vejo grande diferença entre assinar com um 'nickname' ou com um nome (desconhecido) igual a tantos outros (p.ex. José Silva, Luis Fonseca, António Barbosa, etc.). O mesmo já não se aplica aos que já têm (bom ou mau) nome na praça. Cada qual opta pelo que mais lhe convém. Respeito isso, mesmo levando em consideração que a opção pelo anonimato levanta problemas de 'accountability', para além de, em certas situações, deixar no ar uma aura de cobardia, de quem tem medo de dar a cara. Mas, repito, a blogosfera é um espaço de liberdade. No meu caso, comecei por escrever, e ainda hoje o faço, sob o nickname 'MacGuffin' por causa de uma experiência anterior no site do Miguel Esteves Cardoso, e também pelo facto do nome remeter para o universo de Hitchcock (de quem sou um indefectível). Hoje em dia já não escondo quem sou, embora, repito, no contexto da blogosfera, me pareça uma questão irrelevante.”

Para que conste e para que, daqui em diante, os Pachecos Pereiras e os Danieis Oliveiras passem a conceder-me alguma credibilidade (uma questão que me tiraria o sono caso não se verificasse, como, pelos vistos, foi o caso até à data) informo o mundo do seguinte:

Este blogue é da autoria de Carlos do Carmo C. Carapinha, natural de Évora, portador do bilhete de identidade n.º 8677935 (arquivo de Évora, freguesia da Sé), nascido no ano de 1969, a 8 de Fevereiro, contribuinte n.º 184087001. Já foi casado, é pai de uma menina, pesa 66 quilos, calça 40, tem 1,70 m e gosta de sardinhas assadas na brasa. Publica-se, também, fotografia.


PS: o meu nome passará a constar no blogue.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.