O MacGuffin

segunda-feira, julho 12, 2004

REGRESSO AO FUTURO
O Cruzes Canhoto afirma que eu estou radiante perante a perspectiva do PS “guinar para a direita” (sic) - momento a partir do qual já ninguém fará frente à “canga, palas, arreios e carroça ideológica de um reaccionário do séc. XVII” (sic). Diz, ainda, que a demissão de Ferro ”empobreceu ainda mais a democracia portuguesa” (sic). Percebo. O Cruzes sonha com o enriquecimento da democracia portuguesa pela via da «diversidade» (faltarão quem: anarquistas, bolsheviques, peronistas e budistas?). Pegando na sua elegantíssima comparação, o que lixa o Cruzes é o facto de ter saído de cena um reaccionário jacobino do Sec. XIX ou um reaccionário esquerdista e utopista à boa maneira do Sec. XX?

Agora a sério: eu não estou radiante com a saída de Ferro Rodrigues. Não tenho nada que ver com o assunto. Mas prevejo que, daqui para a frente, se possa pôr um ponto final no afunilamento e na radicalização ideológica da mensagem política levadas a cabo por Ferro Rodrigues (com Ana Gomes mesmo ali ao lado). Dificilmente votarei no PS (o "dificilmente" é para ser simpático), mas agrada-me pensar que o maior partido da oposição – que reparte intermitentemente o poder com o PSD – pode estar a caminho de injectar na sua «praxis» uma lufada de ar fresco suficientemente forte para sacudir a funalização e o tom simplista e maniqueísta imprimidos por Ferro, à boa maneira da esquerda ou da direita mais radicais. Lembremo-nos de um facto: Ferro Rodrigues dificilmente fecharia a porta a uma coligação com o Bloco de Esquerda, se dela precisasse.

A democracia empobreceu com a saída de Ferro? Um perfeito disparate. Não sei em que mundo vive o Cruzes, mas seria interessante deixar de lado o dramatismo e perceber que, dentro da dicotomia esquerda vs. direita, ainda é possível fazer-se política com sentido, razoabilidade, responsabilidade e realismo. Sem a canga passadista dos slogans demagógicos, da litania ao virar da esquina e do “25 de Abril por cumprir”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.