O MacGuffin

sexta-feira, julho 09, 2004

FORTUNA E STEINER (ESTE É O MEU 1.000.º POST!)
Ontem, fui convidado a assistir, no Palácio Cadaval, ao concerto de Fortuna, uma das cantoras convidadas do 10.º Festival Évora Clássica (festival organizado pela Casa Cadaval). Eis a sua biografia:

“Cantora, compositora, brasileira de origem judaica, teve formação ligada à música, dança e teatro. Participou como cantora de diversos espetáculos teatrais e durante algum tempo trilhou o caminho da música popular brasileira, tendo sido parceira do poeta Paulo Leminski, com quem desenvolveu um repertório de canções, muitas delas inéditas.
Em 1991, durante tournet em Israel, ouviu pela primeira vez uma obra do cancioneiro ladino. Esse encontro mudaria sua vida: "foi um momento mágico. Senti a beleza, a doçura e a sabedoria ali contidas. Isso provocou uma reviravolta em minha carreira e uma aproximação mais profunda, através da música, com a cultura, a religião e os costumes judaicos."
Desde então, Fortuna iniciou seu trabalho de pesquisa e resgate dessas canções medievais quase esquecidas, num trajeto que a levou a gravar, de forma independente, os CD’s: La Prima Vez, Cantigas, Mediterrâneo, Mazal e Cælestia com o Coro de Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, que lograram vender até o momento 80.000 cópias com distribuição na Argentina, Espanha, Israel e EUA.”


Ladino era a expressão popular musical dos serfaditas, a comunidade judaica ibérica, expulsa em 1492, e que veio, posteriormente, a instalar-se nos Balcãs e na bacia mediterrânica.

No mesmo dia, tinha lido a entrevista de Steiner a Spire. A certa altura, Steiner conta o que o seu pai lhe dissera no dia do seu Bar-Mitzva: “Pertences a um clube do qual não nos demitimos. Pelo contrário, reclamamo-nos dele.” Mais à frente, Steiner interroga-se: “Pergunto-me porquê: porquê o milagre, a extravagância desta sobrevivência depois de perseguições milenares? Uma vez que os massacres, os pogroms, são toda a história dos judeus. Coroados por Auschwitz.(…) Somos os convidados da vida”.

Ontem, na voz de Fortuna e naquelas canções de amor, de sofrimento, mas também de alegria e humor, vislumbrei um pouquinho desse milagre.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.