O MacGuffin

quinta-feira, setembro 04, 2003

MST NA TVI
Terça-feira, Miguel Sousa Tavares mostrava a sua indignação face ao que considera um negócio de abutres. Segundo o comentador da TVI – que quando se junta à inenarrável Manela Moura Guedes, parece perder a cabeça – um consórcio de bancos internacionais está a preparar a tomada do Iraque, financiando a reconstrução do país. O problema surgiu quando se soube que, em contrapartida, o Iraque iria pagar o custo da reconstrução através das receitas do petróleo, gerando o inevitável e vil lucro para meia dúzia de banqueiros gordos.
Miguel Sousa Tavares já nos habitou a observar as coisas por esse prisma. Está no seu direito. Mas poderia, ao menos, descer à terra. Poderia tentar ver a coisa nestes termos: o negócio do petróleo – que é um recurso natural pertença dos iraquianos – irá gerar receitas que servirão, finalmente, para reconstruir o Iraque e melhorar as condições de vida da sua população. Para isso, existe um consórcio de empresas – onde se incluem duas ou três portuguesas – que venderá os seus serviços, a sua mão de obra, os seus materiais e know-how, em troca, claro está, de dinheiro. Ou seja, o b-a-ba do sistema capitalista – onde Miguel Sousa Tavares vive e, que se saiba, se sente bem. Ninguém trabalha de borla (o Miguel Sousa Tavares, por exemplo, recebe a sua fatia para ir dizer estas banalidades em televisão). São essas as regras. Sai petróleo, entram meios, instalações, equipamentos - em duas palavras: "riqueza palpável". O próprio negócio de reconstrução do Iraque obedece a regras, tendo em conta o estado do país e a sua capacidade para liquidar essa responsabilidade. Paralelamente, existem mecanismos internacionais que irão auxiliar o Iraque, através de subsídios e ajuda humanitária.
É claro que, para certa gente (onde infelizmente tenho de incluir Miguel Sousa Tavares), é bem mais fácil criar mais uma teoria da conspiração, com os habituais vilões e os explorados de sempre. Ao ouvir a sua perspectiva do assunto, não posso deixar de me interrogar: será que o Sr. Carlos Marx tem visitado a mesinha de cabeceira do nosso Miguel?

PS: estou um pouco enferrujado. Tive de editar e corrigir algumas passagens do texto.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.