O MacGuffin: Ao cuidado da Alexandra Lucas Coelho

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Ao cuidado da Alexandra Lucas Coelho

Notícia Público:

Abbas ataca o Hamas antes de novas negociações no Egipto
O presidente da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas atacou hoje o Hamas, defendendo que a continuação de ataques com rockets a partir da Faixa de Gaza deu a Israel uma desculpa para atacar o território. “Aquelas pessoas [líderes do Hamas] jogam com o futuro das pessoas, jogam com o sangue das pessoas, com o destino e o sonho do povo”, afirmou Abbas.

As declarações de Abbas, numa intervenção num hospital num hospital palestiniano no Cairo, ocorrem num momento em que as negociações para alcançar uma trégua em Gaza, depois de uma devastadora guerra de três semanas, e a reconciliação palestiniana prosseguem precisamente no Egipto.

Abbas, cujas forças foram expulsas de Gaza pelo Hamas em Junho de 2007 (depois de a sua Fatah ter recusado integrar um governo de unidade com o movimento islamista, vencedor das eleições no ano anterior), vai amanhã encontrar-se com Presidente egípcio, Hosni Mubarak. Também amanhã estará no Cairo uma delegação do Hamas “no exterior” – exílio em Damasco – para juntar-se aos representantes do movimento vindos de Gaza para as negociações com o mediador egípcio.

Sem nunca nomear o Hamas, Mahmoud Abbas acusou o grupo de agir às custas dos palestinianos “em nome de agendas que não são a dos palestinianos”. O diálogo com o Hamas é impossível, afirmou ainda, se os islamistas não reconheceram a Organização da Libertação da Palestina. “Eles têm de reconhecer que a Organização é o único representante legítimo do povo palestiniano e depois disso, [poderá haver] diálogo.”

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.