Cartilha socrática
(versão condensada)
Nota Final: o prazo de validade desta cartilha é o infinito.
1. Se o adversário/oponente tiver exercido funções no anterior governo do PSD/CDS liderado por Durão Barroso, deverá dizer-se o seguinte:
“Que eu saiba, V. Exa. pertenceu ao governo de Durão Barroso, que nada fez relativamente a esta matéria.”
2. Se o adversário/oponente tiver exercido funções no anterior governo do PSD/CDS liderado por Santana Lopes, deverá dizer-se o seguinte:
“Que eu saiba, V. Exa. pertenceu ao governo de Santana Lopes, que nada fez relativamente a esta matéria.”
Neste caso, acompanhar a anterior frase com um sorriso de chacota, uma vez que se trata de Santana Lopes.
3. Se o adversário/oponente tiver exercido funções no anterior governo do PSD/CDS mas o assunto em discussão estiver relacionado com Finanças Públicas, poderá dizer-se, em alternativa, o seguinte:
“Terei que lembrar a V. Exa. qual era o valor de défice no seu governo? É que os senhores estiveram no governo e nada fizeram para controlar o défice – antes pelo contrário.”
4. Se o adversário/oponente pertencer ao PSD ou ao CDS mas não tiver desempenhado quaisquer funções em anteriores governos do PSD/CDS, deverá argumentar-se da seguinte forma:
“Que eu saiba, V. Exa. pertence a um partido que quando esteve no governo nada fez relativamente a esta matéria.”
5. Se o adversário/oponente pertencer ao PSD ou ao CDS e estiver em discussão matérias relacionadas com Obras Públicas, deverá dizer-se o seguinte:
"Que eu saiba, quando o vosso partido estava no governo, defenderam precisamente o contrário do que agora defendem, dando agora o dito por não dito."
Em todas as respostas adoptar, sempre que possível, uma postura de indignação, por um lado, e de vitimização por outro, dando a entender que os argumentos contrários não passam de ataques de forças de bloqueio.
Nota Final: o prazo de validade desta cartilha é o infinito.
1 Comentários:
Se eu colocar PSDB e DEM no lugar de PSD e CDS, eis um retrato do meu Brasil...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial