O MacGuffin

sexta-feira, janeiro 09, 2004

UMA IDEIA SEM PÉS NEM CABEÇA
Esta ideia de legislar para balizar a liberdade de imprensa, face aos últimos acontecimentos do caso Casa Pia, é uma ideia completamente absurda. E não me agrada nada verificar que essa sugestão tivesse partido da bancada do PSD, agora que nomes desse partido vieram à baila. Se até à data o PSD se tinha pautado pela discrição que o caso exige, esta ideia denota uma reacção apressada de última hora.
Também não fiquei admirado com a declaração de Jorge Sampaio, porque deste Presidente da República já espero tudo. O PR deveria estar acima deste ruído, não lhe dando a mínima importância. Quanto muito, teria enviado um comunicado à imprensa e solicitado ao seu porta-voz a leitura de duas ou três linhas liminares sobre o assunto. Ao falar da forma como falou, Sampaio amplificou a questão e fez uma tentativa bacoca de moralização, tão ao jeito da sua prosa redonda.
Por último, basta lembrar que se não tivessem sido os jornalistas a desbravar terreno, o caso Casa Pia ainda poderia estar em segredo para a justiça. Bem sei que isso não justifica tudo, mas se, em algum momento, os jornalistas agiram mal - publicando o que não deveria ter sido publicado (por uma questão de bom senso e por se tratar de matéria irrelevante) - que se accionem os mecanismos legais ao alcance de cada cidadão. Mas é bom lembrar um facto: não são os jornalistas que estão a violar o segredo de justiça. Alguém os está a fazer por eles. E não é preciso ser muito inteligente para perceber que é alguém que teve acesso ao processo e que, entre outras coisas, o pretende desacreditar.

PS: por muito que deteste a TVI e a Dra. Moura Guedes, tiro o chapéu ao comunicado de José Eduardo Moniz, lido ontem no Jornal Nacional.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.