O MacGuffin

sábado, maio 31, 2003

THE HORROR…THE HORROR…

Quinta-feira, 29 de Maio, jornal Público: “Monteiro critica Sampaio, Souto Moura e sistema político”. Segundo a notícia, Monteiro terá dito: “Há que refundar a própria república portuguesa”(sic) e “A defesa do regime implica forçosamente a mudança do sistema”(sic).

Tremo. Pobre em conteúdo, a ladainha do Dr. Monteiro não deixa de encerrar, em si mesma, um radicalismo larvar que não agoura nada de bom. Esta urgência e presunção da mudança «forçosa» é pura e perigosa demagogia. Existe uma diferença abismal entre a crítica construtiva e inconformada, feita a partir do sistema mas a favor do mesmo, e a crítica fugaz, difusa e abstracta (o que tem afirmado o Dr. Monteiro senão palha?), feita «de fora» e contra o «sistema».

Seria útil explicar ao Dr. Monteiro o que é isso do «sistema». O «sistema» chama-se democracia, estado de direito, primado da lei, governo, segurança, pluralismo, liberdade de expressão. A mesma liberdade de expressão e o mesmo pluralismo que permitem que gente sofrível e medíocre crie partidos com pretensões a «mudar» um sistema e a «refundar» um país. A gratidão não habita o espírito do Dr. Monteiro.

Eu não me importo que o sistema produza gente como o Dr. Monteiro. Mas seria sensato e simpático que este senhor não abusasse. O tal «sistema» não precisa ser radical ou “forçosamente” mudado. Precisa de ser acompanhado e aperfeiçoado, passo a passo. E precisa de ser controlado e contido.

Quanto ao Dr. Monteiro, do que ele está a precisar é que, mais dia menos dia, o dito «sistema» lhe ensine uma lição.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.