O MacGuffin: O que tu queres sei eu

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

O que tu queres sei eu

“Doze palavras de que gosto particularmente”, pede-me o biltre. Aqui vão onze:

putativo - Aprendi a gostar desta palavra lendo o VPV. A sonoridade da dita tem um misto de ultraje e de provocação, não significando, contudo, mais do que «suposto» ou «o que aparenta ser».

canalha - Definitiva. Carece de utilização regular.

- Usada até à exaustão pelo Otelo Saraiva de Carvalho e pela generalidade da esquerda «anti-fascita-que-foi-presa-ou-que-gostaria-de-ter-sido-presa-pá», é hoje em dia um vocábulo transversal que se cola eficaz e inadvertidamente ao nosso discurso sempre que convivemos com alguém que o usa amiúde. Porreiro pá.

incontornável - Usada como forma de insulto é eficazmente irritante. Exemplo: “O Carlos Abreu Amorim é incontornável”.

enconado - Feia e sexista, é, ainda assim, do melhor que há para descrever um certo tipo de gente, do género «complicadinho». Exemplo: “O Tiago Mendes é um enconado”.

foda-se - Um clássico «incontornável». Utilíssimo como válvula de escape.

ralé - Imbatível na comicidade.

pesporrência - Mais ou menos o mesmo que «arrogância», mas com um efeito devastador. Ninguém lhe fica indiferente.

flausina - Na 8.ª edição Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a palavra designa «rapariga moderna que traja com todas as extravagâncias da moda». Na edição de 2004 passou a designar «rapariga que vestia de acordo com a moda». Mas toda a gente sabe que é mais do que isso. Exemplo: “A Madonna é uma flausina”. Perceberam?

apedeuta - Do grego apaídeutos (não confundir com «o pai deu-tos»), é o lado negro de paideutikós, ou seja, aquele que não tem instrução ou educação. Exemplo: “o Sra. Kate Moss tem uma faceta de apedeuta que me fascina”.

Pulcro - Provavelmente, uma das palavras cujo significado mais dista do que a sonoridade deixa antever. Quer dizer «gentil, belo, formoso». Exemplo: "A narrativa pulcra de Miguel Sousa Tavares é incontornável pá!"

Desafio o Ricardo, a Isa e o Alberto (o regresso?).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.