O MacGuffin: Wikipeida

terça-feira, agosto 21, 2007

Wikipeida

Notícia «choque» (no Público):
Página de Sócrates na Wikipédia alterada num computador do Governo

Um cibernauta anónimo usou um computador do Governo para retirar da página da Wikipédia dedicada ao primeiro-ministro todas as referências ao caso da licenciatura na Universidade Independente (UnI). A descoberta foi feita com uma ferramenta criada recentemente por um doutorando americano e foi publicada no blogue colectivo de esquerda Zero de Conduta.


Três comentários, se me dão licença:

1.º O facto de qualquer marmanjo poder alterar entradas na Wikipédia, diz muito sobre o carácter fidedigno e o nível de rigor da própria. Não querendo estraçalhar o sentimento dos que piamente acreditam nas fantásticas e revolucionárias virtudes da Internet em matéria de conhecimento, está na altura de perceber o que é a Wikipédia: é um «sítio». Nada mais.

2.º O acesso à Wikipédia é livre. É livre para detractores de fulano ou sicrano, saudosistas empedernidos deste ou daquele regime, simpatizantes ou seguidores canídeos do líder x do partido y, e até membros operosos e diligentes de governos no activo.

3.º O facto de alguém próximo do actual governo se dar ao trabalho de reescrever páginas de informação, suprimir parágrafos ou incluir mensagens sub-reptícias de propaganda política, atesta na perfeição o carácter paranóico e «controleiro» do governo de José Sócrates – mais concretamente da central de informação que trabalha arduamente para aniquilar focos de «instabilidade» do regime (onde se incluem despautérios, comentários «jocosos», simples má-língua ou factos incómodos). Na era socrática, tudo é passado a pente fino. Há, aliás, uma metodologia que faz lembrar, por exemplo, o modus operandi estalinista, ou não fosse grande parte do governo constituído por gente que nos seus verdes anos foi educada e instruída nas melhores escolas da extrema-esquerda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.