O MacGuffin: Correio

terça-feira, junho 28, 2005

Correio

Do leitor José Carmo da Rosa:

Caríssimo desconhecido,

Não sei quem foi o autor deste artigo (doppelganger de 23.6.2005), não está assinado
[está assinado, sim senhor!] e isso irrita-me quanto baste, mas tenho que – in casu Cunhal - reconhecer que faço minhas as palavras do autor, e que além disso está muito bem escrito. Os meus parabéns.

Eu também faço parte dos fracos que pensam que “"acreditar numa coisa toda a vida" poderia ser sinónimo de muita coisa (casmurrice, coerência, estupidez, ignorância, determinação, fanatismo, etc.) mas não necessariamente de "virtude"”.

Fui católico dos 7 aos 12 anos, Benfiquista entre os 12 e os 18, marxista dos 19 aos 28, mas a leitura do 'Animal farm' do G. Orwell deixou-me muito abalado e o golpe de misericórdia foi dado, anos mais tarde, pelo 'Wild Swans' da Jung Chang.

Ainda participei na grande manifestação (550 mil pessoas) que teve lugar em Haia (Holanda), a 29 de Outubro de 1983, contra a colocação na Europa pela Nato de mísseis intercontinentais (Purshings, se não me engano). Hoje envergonho-me, como pude ser tão estúpido, o Reagan é que tinha razão... Não fosse ele, ainda hoje estariam os camaradas-não-tão-coerentes-como-o-Álvaro-Cunhal a padecer no Gulag ou esquecidos em alguma 'Psikucha'.

Resumindo, o doutor Álvaro Cunhal é o doutor Oliveira Salazar da esquerda. Eles são até muito parecidos em carácter, ambos o protótipo do Beirão casmurro, intolerante, chato, beato e intelectualmente (além de medíocres) desonestos, o que é bem maisgrave. E a única razão porque o doutor Cunhal não fez tão mal ao país quanto o doutor Oliveira Salazar, foi ele nunca ter tido o poder absoluto.

Mas também acho que deveríamos reconhecer que os esquerdistas eram, sobretudo no tempo da ditadura, muitas vezes, do melhor que o nosso jardim à beira-mar plantado podia oferecer em termos de generosidade e idealismo, que na altura resumíamos (eu também era esquerdista) com esta bela mas críptica expressão: é um bacano da corda…

Mas isto é apenas uma constatação que a decência intelectual me obriga a dizer, e é evidente que isto como contribuição para a prosperidade do país ‘ça na mange pas de pain’, como dizem os franceses (desculpem-me lá o galicismo mas são 1,30 da matina e não me consigo lembrar de algo melhor). Como ia dizendo, este reconhecimento das superiores qualidades morais (porque não!) dos nossos esquerdistas em geral, e comunistas em particular, não adianta nem atrasa. Porquê? Porque – como um pólo positivo anula o pólo negativo - precisamente na mesma altura, o mesmo tipo de gente, com as mesmas qualidades morais e com os mesmos problemas, se encontrava do outro lado da cortina de ferro.

Carmo da Rosa (Amesterdão)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.